O que está buscando?

Qual é a carga ideal para o seu treino?

Talvez você já tenha se deparado com uma dessas perguntas: “Estou treinando com o peso certo?”, “Preciso aumentar ou diminuir a minha carga?” A primeira coisa é que depende de cada caso, ou seja, em algumas circunstâncias devemos nos preocupar com essa questão, em outras isso nem é tão importante.

30/06/202115:57- atualizado às 14:04 em 11/01/2023

Vamos usar como exemplo uma pessoa que está iniciando o treinamento de musculação ou uma outra pessoa que treina apenas para manutenção de seu condicionamento físico e ter uma boa qualidade de vida. Em ambos os exemplos, nessa fase do treinamento essas pessoas não precisam se preocupar com essa questão, e sim na execução do movimento.

Porém, alunos que buscam o ganho de massa muscular, aumento da força, a melhora da performance esportiva deve treinar com a carga ideal conforme seu objetivo. E essa carga ideal geralmente tem uma zona limite, onde você deve desempenhar o máximo de esforço para realizar aquele trabalho.

Vamos simplificar com um exemplo prático: o(a) professor(a) prescreveu em sua ficha de treino que o número de repetições deve ser entre 10 a 12 repetições máximas, a carga ideal para cada exercício será a que o aluno conseguir realizar o movimento com máximo de esforço dentro desse número de repetições. Então se o aluno conseguir realizar 13 ou mais repetições com determinada carga, significa que deve aumentá-la. E ao mesmo tempo, se não conseguir completar 10 repetições devido a fadiga, significa que deve diminui-la.

A carga ideal é aquela que você consegue realizar o movimento com qualidade e ao mesmo tempo gerar um estresse no músculo devido a fadiga, dentro do número de repetições determinado pelo seu professor.

A minha dica para você é: siga as orientações do seu professor, realize o número de repetições que ele foi planejado em seu programa de treino, atente-se à execução do movimento para treinar sempre com segurança, e não gerar uma lesão devido a uma má postura ou excesso de carga.

 

Professor Felipe Cesar Marcelino Coutinho

CREF: 087659-G/SP

Leia também