O que está buscando?

SESI SUZANO ENTREGA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO ÓCULOS INTELIGENTE

Ao posicionar livro ou tela à frente dos óculos, câmera acoplada à armação traduz o conteúdo. Trinta e um alunos do SESI-SP foram contemplados com o equipamento.

06/05/202214:39- atualizado às 14:45 em 06/05/2022

Sempre em busca das melhores soluções para promover a equidade, o SESI São Paulo investiu em um recurso de tecnologia assistiva para proporcionar maior autonomia em atividades de leitura aos seus alunos cegos ou com baixa visão. Trata-se do OrCam MyEye, dispositivo que, acoplado à armação dos óculos, faz o escaneamento e transforma textos de qualquer superfície em áudio, além de reconhecer rostos e produtos. Na escola Sesi de Suzano, três alunos foram contemplados.

Para a supervisora técnico educacional do SESI São Paulo, Daniela Berbel, a possibilidade de acessar conteúdos escritos, identificar rostos ou reconhecer produtos por meio desta tecnologia gera maior engajamento do aluno com o seu processo de aprendizagem. “Amplia de forma significativa a inclusão educacional e social das nossas crianças e adolescentes com cegueira ou baixa visão", ressaltou a especialista sobre o equipamento que ficará em posse dos alunos até a conclusão dos estudos no SESI. Em toda a rede escolar, formada por 142 escolas, 31 estudantes utilizarão o recurso.

Os óculos formam entreguem para os estudantes com a presença das famílias, as mães se mostraram emocionadas e gratas pela novidade que os alunos estavam recebendo, os relatos delas foram:

- Meu filho poderá escolher qualquer livro da biblioteca para leitura.

-Os óculos ajudarão muito na autonomia.

Além disso, todos ficaram admirados com a tecnologia do equipamento, realmente foi um momento único para escola e famílias.

Para garantir a privacidade dos estudantes em momentos de estudos em sala de aula, por exemplo, estes receberam da instituição fones de ouvido bluetooth, que permiti a autonomia do estudante em sala de aula .Já no momento da entrega, os estudantes perceberam as inúmeras possibilidades que o equipamento trará, no mesmo dia um dos estudantes voltou para a sala de aula e acompanhou a atividade de Química utilizando fone.

“Nossa perspectiva educacional é de que precisamos remover as barreiras para a aprendizagem de todos os alunos. No caso dos cegos ou com baixa visão, essa ferramenta potencializa o desenvolvimento deles da mesma forma que todos os alunos de sua turma”, declarou o gerente executivo de educação do SESI São Paulo, Roberto Xavier. O equipamento OrCam MyEye foi adquirido via a empresa Mais Autonomia, representante exclusiva deste equipamento no Brasil. Cada equipamento custou em média 14 mil reais.

“Uma instituição que identifica as necessidades de cada estudante e oferta a ele inúmeras possibilidades de participação, não somente atua na perspectiva da garantia dos direitos de aprendizagem, como também cria oportunidades para a sua formação integral e participação social”, finalizou Daniela Berbel.

 

Leia também