O esporte é algo que vai além da atividade física, ele é capaz de integrar pessoas de culturas diferentes e transformar suas vidas. Ser um agente de modificação pela educação, cultura e esporte é um dos objetivos do SESI-SP, ação que a entidade tem orgulho de desenvolver com o futuro atleta Vinícius Juliano da Silva, de 12 anos.
Vinícius é aluno do Centro Educacional 081, localizado no Jardim Imperador, e atleta de natação do programa de formação esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, o Programa Atleta do Futuro. Desde o mês de junho, o aluno treina com a equipe de voleibol sentado do SESI-SP. Essa modalidade é disputada por atletas amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com deficiência locomotora e está presente nos Jogos Paralímpicos desde a edição realizada em 1980, na cidade de Arnhem (Holanda).
A equipe do SESI Suzano conta com jogadores que representaram a seleção brasileira nas últimas paralimpíadas, realizadas no Rio de Janeiro.
O futuro atleta do SESI é o caçula do grupo e está empolgado com essa nova fase. Mesmo com reviravoltas na vida, o pequeno Vinícius soube superá-las com sua força de vontade, apoio da família e agora a prática de esporte.
O contraste entre gerações está representado na foto em que Vinicius está ao lado de um dos atletas e inspirações, o experiente Ricardo Roim, atleta há mais de quatro anos do SESI Suzano. O jovem estuda no período da manhã e treina à tarde e à noite. Por enquanto, Vinicius não participa de competições, apenas aprende os fundamentos que o tornarão um futuro campeão no esporte.

Imagem de divulgação